Versão Beta. Clique aqui para deixar as suas sugestões.

Uma carreira em ciência e tecnologia

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) desenvolve e implementa vários programas dedicados a doutorados de todas as nacionalidades, e em todos os domínios do conhecimento.

O desenvolvimento, fortalecimento e sustentabilidade da ciência e da investigação pressupõe uma estratégia de emprego que assegure a integração de investigadores altamente qualificados e internacionalmente reconhecidos em centros de investigação e académicos.

Para aceder aos atuais programas de apoio à contratação de douorados e ao histórico dos programas implementados num passado recente, aceda aqui.

Estímulo ao Emprego Científico

Atualmente, o Estímulo ao Emprego Científico constitui o principal programa para a contratação de investigadores e para o desenvolvimento de estratégias e políticas científicas de emprego, bem como para o desenvolvimento de carreiras em ciência e tecnologia em instituições públicas ou privadas.

O estímulo ao emprego científico pode ser implementado através de diferentes mecanismos.

Informações detalhadas e regulamentos encontram-se disponíveis aqui.

Implementação do Estímulo ao Emprego Científico

Concurso Individual

Apoio directo à contratação de doutorados em todas os domínios científicos, através de concursos periódicos promovidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de modo a promover a integração contínua e sistemática de novos doutorados nas instituições.

 

Concurso Institucional

Apoio ao desenvolvimento de atividades de I&D estimulando a contratação de doutorados pelas instituições.

Os candidatos a estes concursos são instituições de investigação científica e desenvolvimento. São concedidos fundos para a contratação de um número designado de doutorados no âmbito dos domínios de conhecimento associados a cada instituição.

Unidades de I&D

No âmbito do processo de avaliação periódica das Unidades de I&D (o mais recente em 2017-2018), existe um apoio a planos e estratégias de estímulos ao emprego científico por parte destas instituições de investigação científica e desenvolvimento.

Para mais informação sobre Unidades de I&D, aceda aqui.

Está no sítio certo

Pronto para se inspirar?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência como utilizador.

Loading_