Versão Beta. Clique aqui para deixar as suas sugestões.

Programas Doutorais e Bolsas

Decidiu fazer um doutoramento. Quais os próximos passos?

Importante decidir tendo como base aquilo que é prioritário: Onde? Com quem? O Quê?

É a localização que é mais importante? É a instituição? É o grupo de investigação? Ou é o supervisor? É o tema do doutoramento e o projeto em si? Consulte por favor o Motor de Pesquisa para encontrar as suas respostas.

Abaixo encontra três notas úteis sobre os procedimentos, admissão, inscrição e financiamento.

 

Três notas úteis para...

Admissão

Escolha um supervisor para o seu doutoramento e entre em contacto com o Coordenador do grupo de investigação, expressando interesse em ser admitido para doutoramento num determinado tema e projeto.

As instituições têm uma lista de programas doutorais disponíveis em diferentes domínios. Será informado sobre os procedimentos para a sua  admissão. É importante apresentar prova das qualificações académicas. Para este efeito, consulte reconhecimento de qualificações académicas.

Uma vez admitido, terá informação sobre os procedimentos para se inscrever na instituição de ensino superior que será responsável por conceder-lhe o grau de doutor.

Financiamento

Os interessados em realizar o doutoramento tentam, regra geral, candidatar-se a uma bolsa, por forma a cobrir os custos de vida e propinas anuais institucionais. Na maioria dos casos, as bolsas de doutoramento são concedidas anualmente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Informações sobre o histórico de concursos de Bolsas de Doutoramento da FCT aqui. Deve estar atento ao website da FCT para os próximos concursos.

Quer saber mais? (aceda à seta abaixo).

Opções: Instituições

As instituições de acolhimento podem ser: Unidades de I&D, Laboratórios do Estado, Laboratórios Associados, CoLABs ou Centros de Interface. O projeto de investigação pode também ser desenvolvido em colaboração com empresas.

O programa de trabalhos pode ser total ou parcialmente realizado numa instituição de acolhimento nacional (concedendo a FCT bolsas nacionais ou mistas, respetivamente) ou numa instituição estrangeira (bolsas para o estrangeiro). Consulte o Regulamento de 2018.

Aceda a Homepage Research para mais detalhes.

Está no sítio certo

Pronto para se inspirar?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência como utilizador.

Loading_