Versão Beta. Clique aqui para deixar as suas sugestões.

Celebrar o passado, reinventar o futuro

Portugal orgulha-se dos seus mais de oito séculos de história.

Portugal foi pioneiro da globalização e sempre acolheu a diversidade cultural. Os portugueses exploraram os oceanos e têm contribuído para a aproximação entre povos desde o século XV.

Um país onde a família e os amigos são importantes, Portugal é frequentemente definido como “um país de brandos costumes” e é atualmente um dos 4 países mais seguros do mundo. Compreensivelmente, a revolução que restaurou a democracia em 1974 só poderia ter sido pacífica.

Esta riqueza de eventos históricos e ambiente multicultural é uma característica sempre presente em todas as áreas da arte, tradições ou estilo de vida com identidade própria em cada região.

Onde quer que decida estudar, pesquisar, trabalhar ou viver, encontrará sempre um património para descobrir e explorar.

Pequenas grandes coisas sobre Portugal

A História

Portugal foi fundado na cidade de Guimarães. Reconhecido como estado independente em 1143, é um dos países mais antigos da Europa. Após a estabilização das fronteiras do território continental em 1249, a monarquia investiu nas viagens marítimas alcançando África, Índia e Brasil, “dando novos mundos ao mundo”.

Em 1820 Portugal tornou-se uma monarquia constitucional e em 1910 foi declarada a República. Uma ditadura militar conduziu ao chamado “Estado Novo” em 1933. A Revolução dos Cravos restaurou a democracia a 25 de abril de 1974. Os cravos permanecem até hoje como símbolo da liberdade.

Nos anos seguintes, na sequência da restauração da democracia, São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Cabo Verde tornaram-se nações independentes, com os quais se fortaleceram relações de amizade através da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), juntamente com o Brasil e com Timor-Leste.

O País

Portugal é o lar de 10,5 milhões de habitantes espalhados pelos 18 distritos do seu território continental e pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Lisboa é a capital.

Portugal foi abençoado com um extenso litoral banhado pelo Atlântico, os campos verdes do norte, as montanhas do interior, as vastas planícies do sul, o ensolarado Algarve, as ilhas vulcânicas dos Açores e a beleza exuberante da Madeira.

Situado na convergência de três continentes - Europa, África e América - Portugal sempre foi um ponto central nas rotas internacionais, acessível de praticamente qualquer lugar do mundo.

Percorrer Portugal permitirá conhecer as muitas paisagens, costumes e tradições em que Portugal se desdobra.

Quer saber mais?

O Clima

Mais de 3 000 horas de luz solar por ano, uma média de 8 horas diárias, o que se traduz em 70% de dias de sol.

Um clima destes é um convite para sair. As áreas externas tornam-se extensões da casa e do trabalho e proporcionam o cenário perfeito para atividades ao ar livre e para conhecer os locais.

Não perca a oportunidade de o aproveitar ao máximo.

O sistema político

Portugal é um estado de direito democrático.

O Presidente da República é a figura máxima do estado e tal como os membros da Assembleia da República é eleito por sufrágio universal.

O governo deriva da Assembleia da República e é chefiado pelo primeiro-ministro, geralmente o líder do partido mais votado em cada eleição.

Os tribunais administram a justiça, defendendo os direitos e interesses dos cidadãos.

Portugal é, ainda, membro da União Europeia desde 1986 e é parte de diversas organizações internacionais (Nações Unidas, OCDE, OTAN, Conselho da Europa, entre outras).

A economia

Após a adesão à União Europeia, Portugal beneficiou de um crescimento e desenvolvimento económico em grande escala, ao longo da década de 1990, em parte devido aos fundos aplicados na melhoria as infraestruturas do país.

Portugal é hoje uma economia moderna, onde a indústria de serviços tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante.

Portugal está classificado como a 46ª economia mais competitiva de 138 países, de acordo com o Índice de Competitividade Global 2016-2017.

A religião

Predomina o catolicismo, mas impera a liberdade religiosa, o que se traduz na presença de diversas confissões e locais de culto.

Há um vasto património religioso a descobrir. A par de muitos monumentos católicos existem também exemplos de arquitetura muçulmana e judaica.

Fado

Nenhum roteiro de Portugal estaria completa sem mencionar o fado.

O fado é, por excelência, a expressão musical e poética da portugalidade, a partir da junção harmoniosa da guitarra e da voz.

Amália Rodrigues foi, no século passado, a sua grande embaixadora além-fronteiras, mas a tradição do fado – fiel às suas raízes ou reinterpretado – está bem viva no trabalho de dezenas das novas gerações de músicos que têm conquistado plateias de todo o mundo.

Tunas

Não há festa académica sem tunas.

Trajados a rigor e ao som de instrumentos tradicionais, grupos de estudantes dão corpo e voz a uma manifestação musical caraterística e contagiante.

A não perder, sobretudo no mês de maio.

Estudar

num ambiente inspirador

Investigar

num ambiente inspirador

Está no sítio certo

Pronto para se inspirar?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência como utilizador.

Loading_